Mobilidade Urbana em Foco
AUTORA
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Jardim Bela Vista, mais uma vez aprenderam com o projeto "Vamos Ler e VCG", sobre um tema de extrema importância. Ampliaram seus conhecimentos e aprenderam um pouco mais sobre a mobilidade urbana, assistindo a videoaula especial, que serviu de ponto de partida para a discussão e reflexões entre os alunos e familiares.
Após a exibição do vídeo, a turma participou de um debate em sala de aula, incentivados a compartilhar ideias sobre possíveis ações. Duas sugestões do projeto "Vamos Ler" foram selecionadas: fotografar um local no bairro que precisa de melhorias e o outro gravar um vídeo com um familiar ou algum morador da cidade.
Nesta semana, o foco da proposta curricular era a declamação de poemas, com ênfase na postura e na articulação correta das palavras. Para unir os dois temas, os alunos foram orientados a vincular a mobilidade urbana à produção poética. A primeira etapa do trabalho foi a produção de poemas curtos em sala de aula, que ficaram lindos, e os alunos mostraram que são muito criativos.
Para aprofundar e dar continuidade as atividades do projeto, uma das ações devia ser realizada em de casa, com o objetivo de envolver os familiares. A tarefa consistia em duas etapas:
A primeira seria apresentar o tema para seus familiares e nesta atividade o aluno deveria explicar o conceito de Mobilidade Urbana que aprenderam, depois deveriam conversar sobre ações necessárias para o nosso bairro ou cidade.
Na segunda etapa a ação dos alunos deveria ser colocar em prática tudo o que aprenderam, gravando uma entrevista com um familiar ou com outra pessoa que soubesse o que é Mobilidade Urbana, também poderiam fotografar algum ponto da cidade que precisasse melhorias ou não perto de sua casa. As atividades realizadas foram concluídas com sucesso, familiares compreenderam o objetivo da atividade.Devo acrescentar que um dos alunos conseguiu entrevistar um vereador da cidade que explicou com clareza sobre Mobilidade Urbana e expresso sua opinião sobre as possibilidades de melhoria em nossa cidade.
Essas ações não apenas consolida o aprendizado dos alunos, mas também expande a discussão sobre como nos movemos pela cidade para o ambiente familiar, incentivando as pessoas a uma reflexão sobre meios de transporte menos poluentes.
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Jardim Bela Vista, mais uma vez aprenderam com o projeto "Vamos Ler e VCG", sobre um tema de extrema importância. Ampliaram seus conhecimentos e aprenderam um pouco mais sobre a mobilidade urbana, assistindo a videoaula especial, que serviu de ponto de partida para a discussão e reflexões entre os alunos e familiares.
Após a exibição do vídeo, a turma participou de um debate em sala de aula, incentivados a compartilhar ideias sobre possíveis ações. Duas sugestões do projeto "Vamos Ler" foram selecionadas: fotografar um local no bairro que precisa de melhorias e o outro gravar um vídeo com um familiar ou algum morador da cidade.
Nesta semana, o foco da proposta curricular era a declamação de poemas, com ênfase na postura e na articulação correta das palavras. Para unir os dois temas, os alunos foram orientados a vincular a mobilidade urbana à produção poética. A primeira etapa do trabalho foi a produção de poemas curtos em sala de aula, que ficaram lindos, e os alunos mostraram que são muito criativos.
Para aprofundar e dar continuidade as atividades do projeto, uma das ações devia ser realizada em de casa, com o objetivo de envolver os familiares. A tarefa consistia em duas etapas:
A primeira seria apresentar o tema para seus familiares e nesta atividade o aluno deveria explicar o conceito de Mobilidade Urbana que aprenderam, depois deveriam conversar sobre ações necessárias para o nosso bairro ou cidade.
Na segunda etapa a ação dos alunos deveria ser colocar em prática tudo o que aprenderam, gravando uma entrevista com um familiar ou com outra pessoa que soubesse o que é Mobilidade Urbana, também poderiam fotografar algum ponto da cidade que precisasse melhorias ou não perto de sua casa. As atividades realizadas foram concluídas com sucesso, familiares compreenderam o objetivo da atividade.Devo acrescentar que um dos alunos conseguiu entrevistar um vereador da cidade que explicou com clareza sobre Mobilidade Urbana e expresso sua opinião sobre as possibilidades de melhoria em nossa cidade.
Essas ações não apenas consolida o aprendizado dos alunos, mas também expande a discussão sobre como nos movemos pela cidade para o ambiente familiar, incentivando as pessoas a uma reflexão sobre meios de transporte menos poluentes.
Comentários
Postar um comentário