Unidos Somos Mais Fortes! Descobrindo o Cooperativismo.
AUTORA
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Os alunos do 4º ano A da escola Municipal de Jardim Bela Vista, desenvolveram algumas atividades após assistirem videoaula do Vamos Ler-Geração Digital e Frísia sobre o cooperativismo. O projeto sobre cooperativismo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar aos alunos os princípios e a importância desse modelo de organização social e econômica de forma prática e envolvente. Através do vídeo eles compreenderam que a cooperação é a base para o crescimento coletivo, sendo assim as atividades foram planejadas para que os alunos não apenas absorvessem a teoria, mas também vivenciassem a colaboração na prática.
O projeto foi estruturado em etapas, que se complementaram para construir uma experiência de aprendizado completa.
A primeira fase consistiu em uma pesquisa aprofundada sobre o tema. Na qual os alunos, organizados em duplas, buscaram informações na aula de informática sobre o que é o cooperativismo e quais cooperativas atuantes no Paraná, e o impacto social e econômico que elas geram. Essa etapa foi fundamental para que todos construíssem uma base sólida de conhecimento.
Com o conhecimento adquirido na pesquisa, os alunos transformaram os conceitos teóricos em representações visuais e atividades práticas. Com a confecção de cartazes que permitiu a cada grupo destacar um ou mais princípios do cooperativismo de forma criativa, entre os cartazes foi confeccionado um especial para homenagear a Cooperativa Frísia que é a pioneira no Paraná, e que neste ano está completando 100 anos.
A etapa mais lúdica foi com atividades interativas como jogos de cooperação realizadas com a parceria do professor de Educação Física Felipe, com objetivo principal não era a competição, mas a colaboração, exigindo que os grupos trabalhassem juntos.
Ao longo do projeto, os alunos demonstraram grande engajamento e entusiasmo, mais uma vez com a participação da família exploraram um pouco mais sobre o tema entrevistando um familiar ou alguém que trabalha ou já trabalhou em uma cooperativa. Eles não apenas aprenderam as definições, mas também internalizaram a importância de valores como confiança, colaboração e responsabilidade mútua.
O projeto se mostrou um sucesso por promover uma compreensão integral do cooperativismo. O trabalho em conjunto, a capacidade de ouvir e a busca por soluções compartilhadas emergiram como os maiores aprendizados, preparando os alunos para serem agentes de mudança em suas próprias comunidades.
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Os alunos do 4º ano A da escola Municipal de Jardim Bela Vista, desenvolveram algumas atividades após assistirem videoaula do Vamos Ler-Geração Digital e Frísia sobre o cooperativismo. O projeto sobre cooperativismo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar aos alunos os princípios e a importância desse modelo de organização social e econômica de forma prática e envolvente. Através do vídeo eles compreenderam que a cooperação é a base para o crescimento coletivo, sendo assim as atividades foram planejadas para que os alunos não apenas absorvessem a teoria, mas também vivenciassem a colaboração na prática.
O projeto foi estruturado em etapas, que se complementaram para construir uma experiência de aprendizado completa.
A primeira fase consistiu em uma pesquisa aprofundada sobre o tema. Na qual os alunos, organizados em duplas, buscaram informações na aula de informática sobre o que é o cooperativismo e quais cooperativas atuantes no Paraná, e o impacto social e econômico que elas geram. Essa etapa foi fundamental para que todos construíssem uma base sólida de conhecimento.
Com o conhecimento adquirido na pesquisa, os alunos transformaram os conceitos teóricos em representações visuais e atividades práticas. Com a confecção de cartazes que permitiu a cada grupo destacar um ou mais princípios do cooperativismo de forma criativa, entre os cartazes foi confeccionado um especial para homenagear a Cooperativa Frísia que é a pioneira no Paraná, e que neste ano está completando 100 anos.
A etapa mais lúdica foi com atividades interativas como jogos de cooperação realizadas com a parceria do professor de Educação Física Felipe, com objetivo principal não era a competição, mas a colaboração, exigindo que os grupos trabalhassem juntos.
Ao longo do projeto, os alunos demonstraram grande engajamento e entusiasmo, mais uma vez com a participação da família exploraram um pouco mais sobre o tema entrevistando um familiar ou alguém que trabalha ou já trabalhou em uma cooperativa. Eles não apenas aprenderam as definições, mas também internalizaram a importância de valores como confiança, colaboração e responsabilidade mútua.
O projeto se mostrou um sucesso por promover uma compreensão integral do cooperativismo. O trabalho em conjunto, a capacidade de ouvir e a busca por soluções compartilhadas emergiram como os maiores aprendizados, preparando os alunos para serem agentes de mudança em suas próprias comunidades.
Comentários
Postar um comentário