Nossos Sentimentos, Nossas Histórias.
AUTORA
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Este projeto foi desenvolvido com a turma do 4º ano A da Escola Municipal Jardim Bela Vista, após a exibição do vídeo-aula especial "Vamos Ler", realizada em parceria com o Instituto Mundo Melhor. O conteúdo do vídeo abordou o impacto das emoções no processo de aprendizado, servindo como ponto de partida para as atividades práticas em sala de aula. Para dar início à discussão, propus uma atividade simples: cada aluno deveria desenhar uma emoção que estivesse sentindo naquele momento. A resposta foi imediata e o envolvimento da turma foi notável. Em seguida, cada estudante foi convidado a apresentar seu desenho e compartilhar o motivo da sua escolha. Foi um momento de profunda emoção, pois cada relato era único e autêntico. A partir dessas apresentações, iniciamos um pequeno debate, no qual os alunos podiam questionar uns aos outros sobre o porquê daquela emoção específica, incentivando a comunicação e a escuta ativa. As crianças abordaram suas emoções de forma natural e espontânea, o que nos permitiu identificar um notável desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Durante a atividade, abordei o conceito de empatia, sugeri que pesquisassem a palavra. Para minha surpresa, as crianças demonstraram uma compreensão muito clara do termo. Alguns alunos definiram empatia como a capacidade de "se colocar no lugar do outro". Outros deram exemplos concretos, como a necessidade de ter empatia com um novo aluno que chega à escola e se sente rejeitado pelo grupo, o que evidencia que a turma já pratica, mesmo sem saber, a solidariedade e a compaixão. O debate demonstrou ser uma ferramenta pedagógica extremamente eficaz. Foi gratificante ouvir as crianças questionando umas às outras, validando seus sentimentos e expressando suas emoções de maneira tão natural. Esta ação reforçou a importância de trabalhar as emoções em sala de aula, mostrando que elas são parte essencial do desenvolvimento pessoal e do aprendizado dos educandos.
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Este projeto foi desenvolvido com a turma do 4º ano A da Escola Municipal Jardim Bela Vista, após a exibição do vídeo-aula especial "Vamos Ler", realizada em parceria com o Instituto Mundo Melhor. O conteúdo do vídeo abordou o impacto das emoções no processo de aprendizado, servindo como ponto de partida para as atividades práticas em sala de aula. Para dar início à discussão, propus uma atividade simples: cada aluno deveria desenhar uma emoção que estivesse sentindo naquele momento. A resposta foi imediata e o envolvimento da turma foi notável. Em seguida, cada estudante foi convidado a apresentar seu desenho e compartilhar o motivo da sua escolha. Foi um momento de profunda emoção, pois cada relato era único e autêntico. A partir dessas apresentações, iniciamos um pequeno debate, no qual os alunos podiam questionar uns aos outros sobre o porquê daquela emoção específica, incentivando a comunicação e a escuta ativa. As crianças abordaram suas emoções de forma natural e espontânea, o que nos permitiu identificar um notável desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Durante a atividade, abordei o conceito de empatia, sugeri que pesquisassem a palavra. Para minha surpresa, as crianças demonstraram uma compreensão muito clara do termo. Alguns alunos definiram empatia como a capacidade de "se colocar no lugar do outro". Outros deram exemplos concretos, como a necessidade de ter empatia com um novo aluno que chega à escola e se sente rejeitado pelo grupo, o que evidencia que a turma já pratica, mesmo sem saber, a solidariedade e a compaixão. O debate demonstrou ser uma ferramenta pedagógica extremamente eficaz. Foi gratificante ouvir as crianças questionando umas às outras, validando seus sentimentos e expressando suas emoções de maneira tão natural. Esta ação reforçou a importância de trabalhar as emoções em sala de aula, mostrando que elas são parte essencial do desenvolvimento pessoal e do aprendizado dos educandos.
Comentários
Postar um comentário