Comemoração ao dia Nacional e Mundial do Livro como incentivo à leitura

AUTORA
Professora Sandra Bochoski, quinto ano

Este pequeno projeto literário desenvolveu- se entre as semanas de 08/04 até o dia 24/04, e foi realizada com os alunos do 5° ano, da Escola Municipal de Jardim Bela Vista. No primeiro momento idealizamos a ideia de criar um espaço no pátio externo da escola, onde todos os alunos pudessem ter acesso à obras de grandes autores da Literatura em comemoração ao Dia Nacional do Livro e ao Dia Mundial do Livro. 

Após um levantamento do que poderíamos estar realizando, optamos por dar maior ênfase ao Monteiro Lobato e também aos escritores brasileiros. Através das ideias apresentadas e arquitetadas, iniciamos os trabalhos pesquisando e nos aprofundando sobre o dia nacional do livro, o porquê a data escolhida estar relacionada a data de nascimento do Monteiro Lobato, bem como a biografia de Lobato. Durante as aulas, os alunos foram divididos em grupos e com a orientação da professora cada grupo ficou responsável por uma parte do projeto. No decorrer das aulas e visto que o acervo da escola conta com inúmeros livros, selecionamos dentre eles, alguns livros e autores que já havíamos trabalhado, outros que foram apresentados durante as aulas como Eva furnari, Ana Maria Machado, Elias José, Ziraldo, Maria Clara Machado, e aqueles livros que os próprios alunos já leram e recomendam para os demais. Durante a escolha dos livros, procuramos escolher livros que propiciam a leitura e interpretação tanto daqueles alunos que já lêem com maior fluência, quanto daqueles que possuem maior dificuldade. Esta etapa foi muito importante, pois possibilitou a autonomia dos alunos, o cuidado e o gosto pelos livros. 

Com a etapa da seleção dos livros concluída, iniciamos a confecção de materiais para o espaço externo. Conforme a organização dos grupos, alguns alunos ficaram responsáveis por pintar com tinta e guache, caixas de paletes, outros por colorir os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo e o restante, por criar o painel no quadro do pátio externo e organizar o espaço com os livros e todo o material confeccionado pela turma. Já organizado e finalizado, as professoras das turmas puderam fazer uso deste espaço, o mesmo também foi utilizado durante as aulas de Literatura à tarde, onde os alunos ficaram à vontade para escolher dentre os livros expostos aqueles que mais gostavam ou lhes chamava atenção. Durante este período, foi gratificante poder observar a curiosidade e o entusiasmo dos alunos ao estarem explorando e descobrindo novos livros e autores. Com certeza foi uma atividade que rendeu muitos frutos quanto a formação do hábito de leitura.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maio Laranja - Enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Vista frontal, lateral e superior