Ação de Reciclagem e Conscientização do 4º Ano A"
AUTORA
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Os alunos do 4º Ano A da Escola Municipal de Jardim Bela Vista desenvolveram um projeto de sustentabilidade em resposta ao material educativo que assistiram em uma reportagem do "Vamos Ler geração Digital" em parceria com a Tetra Pak, que apresentou a história da conservação dos alimentos e o ciclo de vida das embalagens de caixinha longa vida. Ao término do vídeo, os alunos realizaram uma discussão sobre as ações práticas que poderiam realizar em sala de aula.
O principal objetivo definido pelo grupo foi conscientizar a comunidade escolar e seus familiares sobre a importância da limpeza e separação correta dos materiais recicláveis, estimulando-os a refletirem sobre o impacto das ações diárias no planeta. Os alunos resolveram "pôr a mão na massa" e organizaram uma pequena oficina de reciclagem na sala de aula.
As ações incluíram a reutilização criativa cada aluno trouxe de casa uma caixinha de leite vazia para transformá-la em um porta-chá ou porta-tempero decorativo para a cozinha, conforme decidiram em conjunto. Cada aluno ficou responsável por explicar a dinâmica da oficina em casa envolvendo seus pais e familiares nas atividades, e os incentivando a prática da reciclagem em casa. Os estudantes gravaram um vídeo explicando a importância de reciclar e mostraram o passo a passo como confeccionar um objeto decorativo que para sua casa e de utilidade. Um dos alunos, que mora em uma chácara, gravou um vídeo adicional, demonstrando como sua família reutiliza as caixas longa vida para plantar mudas de café, que serão futuramente replantadas na terra.
O projeto não apenas serviu para conscientizar os alunos e seus familiares, mas também reforçou a importância da temática para a formação de cidadãos ativos, capazes de questionar e emitir sua opinião sobre a sustentabilidade. Fica o meu agradecimento ao projeto "Vamos Ler Geração Digital", que mais uma vez contribuiu para a formação dos alunos com uma linguagem qualitativa por meio da leitura, formando cidadãos mais engajados em questões ambientais.
Professora Luciana Aparecida Marques Santos, quarto ano A
Os alunos do 4º Ano A da Escola Municipal de Jardim Bela Vista desenvolveram um projeto de sustentabilidade em resposta ao material educativo que assistiram em uma reportagem do "Vamos Ler geração Digital" em parceria com a Tetra Pak, que apresentou a história da conservação dos alimentos e o ciclo de vida das embalagens de caixinha longa vida. Ao término do vídeo, os alunos realizaram uma discussão sobre as ações práticas que poderiam realizar em sala de aula.
O principal objetivo definido pelo grupo foi conscientizar a comunidade escolar e seus familiares sobre a importância da limpeza e separação correta dos materiais recicláveis, estimulando-os a refletirem sobre o impacto das ações diárias no planeta. Os alunos resolveram "pôr a mão na massa" e organizaram uma pequena oficina de reciclagem na sala de aula.
As ações incluíram a reutilização criativa cada aluno trouxe de casa uma caixinha de leite vazia para transformá-la em um porta-chá ou porta-tempero decorativo para a cozinha, conforme decidiram em conjunto. Cada aluno ficou responsável por explicar a dinâmica da oficina em casa envolvendo seus pais e familiares nas atividades, e os incentivando a prática da reciclagem em casa. Os estudantes gravaram um vídeo explicando a importância de reciclar e mostraram o passo a passo como confeccionar um objeto decorativo que para sua casa e de utilidade. Um dos alunos, que mora em uma chácara, gravou um vídeo adicional, demonstrando como sua família reutiliza as caixas longa vida para plantar mudas de café, que serão futuramente replantadas na terra.
O projeto não apenas serviu para conscientizar os alunos e seus familiares, mas também reforçou a importância da temática para a formação de cidadãos ativos, capazes de questionar e emitir sua opinião sobre a sustentabilidade. Fica o meu agradecimento ao projeto "Vamos Ler Geração Digital", que mais uma vez contribuiu para a formação dos alunos com uma linguagem qualitativa por meio da leitura, formando cidadãos mais engajados em questões ambientais.
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