Vértices, arestas e faces

Autora: professora Gislaine Ferraz e Silva, 5ºA

No dia 23 de maio os alunos da escola Jardim Bela Vista , coordenados pela professora Gislaine Ferraz e Silva tiveram uma aula super dinâmica e interessante. Com o objetivo de saber, identificar e diferenciar vértices, arestas e faces os alunos  brincaram e aprenderam.

A aula iniciou com a formação  dos grupos, o trabalho em grupo é de suma importância para que eles saibam compartilhar, interagir e tomar atitudes coletivas, foi dada a primeira atividade, onde receberam brinquedos e tinham q observar o número de lados, cantos e até  linhas de contorno depois dos apontamentos  dois representantes de cada grupo viria a frente escrever no cartaz o que descobriram.
Foi possível notar como eles debatem, se ajudam e tiram mais informações do que esperamos.

Dali foi fácil puxar os conteúdo: vértices eram os cantos que contaram, arestas os contornos e faces os lados, eles gostaram de aprender com os brinquedos e ficavam o tempo todo pegando objetos do estojo e contando o número de vértices, faces e arestas.

Para engrandecer ainda mais essa aula preparei um material muito rico, que contribui para este tema, e que vai ser útil para muitos outros.

É um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano. O geoplano é um dos recursos que pode auxiliar o trabalho desta área da matemática, desenvolvendo atividades com figuras e formas geométricas – principalmente planas -, características e propriedades delas (vértices, arestas, lados), ampliação e redução de figuras, simetria, área e perímetro.

Entreguei um geoplano para cada grupo é elásticos para todos, dado os comandos eles “desenhavam “ as formas geométricas e contavam número de arestas e vértices, em determinados momentos arriscamos e conseguimos criar até figuras em 3d, o cubo onde também puderam completar contando o número de faces, tudo que faziam registravam no caderno, afim de fixar ainda mais o que estavam vivenciando.

No fim fiz uma verificação da aprendizagem com 10 questões e fiquei muito feliz com o resultado, a média foi 8 o que me faz ter certeza que a aula foi um sucesso!

A aluna Maria Eduarda disse “ nossa professora, agora da vontade de contar o número de faces, vértices e arestas de tudo que a gente vê “.

Tudo que é  apreendido de verdade, jamais será esquecido, foi desta forma que vi  esta aula!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comemoração ao dia Nacional e Mundial do Livro como incentivo à leitura

Conscientização sobre o Autismo

Vista frontal, lateral e superior